publicado em
8 Dezembro 2006 às 18:48

por

etiquetas
livros, Mestrado, notas

Comentários desligados

 


Relatórios académicos: algumas sugestões


Publicado dia 8/12/2020 às 06:48


A preparação, elaboração e escrita de trabalhos, quer ao nível da licenciatura, quer em fases posteriores do percurso académico - mestrado e doutoramento - onde, obviamente, deve aumentar o rigor da investigação, a profundidade da análise e a expectativa face à produção de conclusões, nem sempre é tarefa fácil para a quem pretende levar a cabo com proveito e seriedade. Embora actualmente já exista, no curso de mestrado, a preocupação de fornecer indicações metodológicas num módulo específico, a verdade é que deveria ser feita bem mais cedo a preparação para a heurística e a hermenêutica indispensáveis a qualquer trabalho científico.

Ao primeiro passo lógico, que consiste em traçar um itinerário inicial da investigação que se pretende fazer (momento indispensável antes da “partida”, por mais simples que seja o tema e por menos avançado que seja o “patamar” académico de quem investiga), deve juntar-se o elenco de referências bibliográficas já conhecidas, a que se irão somar todas as que forem posteriormente encontradas.

A densificação do esqueleto inicial implica, muitas vezes, a correcção da trajectória, em função de novos pontos de interesse que se descobrem ou, pelo contrário, da rarefacção de elementos acerca de aspectos que se julgava serem essenciais e depois se relevam marginais para o tema.

Fundamental é não ceder ao apelo das citações em excesso, por muito que um autor nos fascine, porque irá empobrecer a originalidade do conteúdo - mas bem mais grave é deixar de marcar como tal toda e qualquer citação.

Nos últimos anos, têm sido publicadas diversas obras sobre metodologias de investigação, algumas das quais de autores que procuram simplificar o processo, tanto a nível de técnicas de procura e tratamento de fontes como do próprio processamento formal do resultado final.

Ficam aqui duas sugestões:

- Metodologia Científica, Carlos Moreira Azevedo e Ana Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica Editora, 2006.

- Como escrever uma tese, Alexandre Pereira e Carlos Poupa, Edições Sílabo, 1ª ed. 2004.

Recentes:
- Os novos donos de Portugal
- TTIP negotiators get an earful from American critics
- The Bloomberg Job Skills Report: What Recruiters Really Want
- Concorrência aprova aquisição da AMS pela Portucel
- Internet of Things: Can We Find a Balance Between Security and Convenience?
- No Digital Europe without a strong Telecom Single Market
- Prémio APAV para a Investigação 2015
- Portugal aderiu ao novo banco internacional proposto pela China