publicado em
13 Outubro 2008 às 7:49

por Ana Roque

etiquetas
notas

 

Partilhar
DoMelhor

 

Crise financeira: Eurogrupo aprova refinanciamento bancário limitado até final de 2009

O Eurogrupo, formado pelos chefes de Estado e de Governo dos 15 países da Zona Euro, deliberou ontem permitir um refinanciamento bancário “limitado” até ao final de 2009 e “nas condições do mercado”.

Os Estados-membros poderão, se necessário, reforçar o capital dos bancos nos seus respectivos países e evitar a falência dos seus bancos mais importantes, nomeadamente através de operações de recapitalização.

Ainda nenhum montante global foi anunciado, mas a Alemanha, a França e a Itália apresentarão hoje, em simultâneo, os detalhes dos seus “planos de salvação” para combater a crise financeira.

Recorde-se que ontem o Governo português avançou com garantias até 20 mil milhões de euros: em conferência de imprensa ao final da manhã de ontem, o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou que o Governo vai avançar com a iniciativa de «prestar uma garantia às operações de financiamento que doravante sejam levadas a cabo pelas instituições de crédito sedeadas em Portugal». O montante dessa garantias pode chegar aos 20 mil milhões de euros.

Debate

1 opinião ↓

#1 Direito & Economia - Crise financeira: quais as principais medidas do plano da Zona Euro para enfrentar a crise? em 10.13.08 às 08:00

[...] principais medidas do plano da Zona Euro para enfrentar a crise financeira podem ser resumidas aos pontos [...]

Comente

Leia os últimos textos publicados