publicado em
12 Outubro 2008 às 9:13

por Ana Roque

etiquetas
notas

 

Partilhar
DoMelhor

 

Crise financeira: FMI disponibilizou 186 mil milhões de euros

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disponibilizou na semana passada a todos os países membros as suas reservas de quase 250 mil milhões de dólares (186 mil milhões de euros) para enfrentarem a crise financeira. O FMI desembolsará os recursos em forma de empréstimos urgentes. No entanto, até agora nenhum país solicitou oficialmente a ajuda do FMI.

Ontem, o FMI apelou à cooperação dos países ricos e emergentes face à crise financeira internacional: o Comité Monetário e Financeiro Internacional (CMFI), instância dirigente do FMI, referiu que é necessário tirar lições da crise e recomendou medidas para restabelecer a confiança e estabilizar o sistema financeiro.

O FMI deliberou ainda apoiar o plano financeiro anunciado pelas sete potências economicamente mais relevantes (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália, o chamado G-7), incluída a capitalização de bancos com dinheiro público. A gravidade da crise requer “excepcional vigilância, coordenação e rapidez para acções audaciosas”, segundo os 24 ministros do CMFI, em representação dos 185 países membros do Fundo.

Debate

1 opinião ↓

#1 Direito & Economia - Crise financeira: forte incerteza na UE em 10.12.08 às 09:56

[...] para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia, considerou, na reunião de ontem do Comité Monetário e Financeiro Internacional (IMFC), principal órgão director do Fundo Monetário Internacional (FMI), que «as perspectivas para a [...]

Comente

Leia os últimos textos publicados