publicado em
4 Março 2009 às 19:57

por

etiquetas
UE, info, Diário 2 (UE)

Comentários fechados em Jogos de vídeo: UE visa garantir a adequada protecção dos menores

 


Jogos de vídeo: UE visa garantir a adequada protecção dos menores


Publicado dia 4/03/2020 às 07:57


Apesar das reservas existentes em relação aos jogos de vídeo, a sua utilização pode ter efeitos benéficos junto dos jovens, de acordo com o que foi defendido durante a última reunião da comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores.

De acordo com um estudo recente desta comissão parlamentar, os jogos de vídeo podem estimular a percepção visual e a memória, e encorajar as crianças a adoptarem atitudes mais criativas e cooperantes.  Existem diversos estudos que demonstram a existência de uma relação positiva entre os jogos informáticos e o estímulo de crianças autistas, a recuperação de danos cerebrais e problemas musculares.

Seguem-se alguns dados:

* Em 2008, o volume de vendas da indústria de jogos ultrapassou 7 mil milhões de euros;
* Idade média dos jogadores na União Europeia: 33 anos;
* 80% dos utilizadores da União Europeia jogam por divertimento.

Tendo em vista a adequada protecção dos menores de conteúdos nocivos, acomissão sugere a concepção de um “botão vermelho” que possa ser integrado em consolas (móveis) ou em aparelhos de jogo e computadores para desactivar determinado jogo ou controlar o acesso a um jogo ou a partes dum jogo durante certas horas.

O sistema de auto-regulação PEGI – Pan European Games Information – é um sistema de classificação etária desenvolvido pela indústria desde 2003, com o apoio da União Europeia. No entanto, o sistema PEGI não é obrigatório e muitos dos jogos disponíveis no mercado não obtiveram qualquer classificação.

O sistema PEGI online, co-financiado pelo programa da União Europeia Safer Internet, tem como objectivo proporcionar aos jovens na Europa protecção acrescida contra conteúdos inapropriados de jogos em linha e educar os pais a garantir que os filhos possam jogá-los em segurança.

A comissão considera ainda que os retalhistas devem assumir a responsabilidade de não vender a menores jogos de vídeo que tenham sido classificados como não aconselháveis a menores de 18 anos.

Recentes:
- Supremo condena AdC a instaurar inquérito contra Tabaqueira
- John McAfee on the Erosion of Privacy and Freedom
- Eutanásia: Morrer é terapia?
- Juros de mora comerciais – 2º semestre de 2016
- Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados: Notas II
- Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados: Notas I
- A conformidade do Projeto Lei n.º61/XIII - em discussão na AR – com a CDPD – apontamento
- DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE – Testamento Vital (conclusão)