Resultados da busca por 'Instalação de Jovens Agricultores' ↓

publicado em
23 Junho 2008 às 11:07

por Ana Roque

etiquetas
DEE, direito económico

ainda sem debate

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente: alterações

No DR 119 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO de 2020-06-23, é publicada a Portaria n.º 496-A/2008, do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Este diploma altera a Portaria n.º 357-A/2008, de 9 de Maio, que aprova o Regulamento de Aplicação da Acção n.º 1.1.3, «Instalação de Jovens Agricultores», da medida n.º 1.1, «Inovação e desenvolvimento empresarial», integrada no subprograma n.º 1, «Promoção da competitividade», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PRODER.

publicado em
4 Junho 2008 às 9:56

por Ana Roque

etiquetas
direito económico

ainda sem debate

UE: ajudar os jovens agricultores

Na União Europeia, apenas 7,6% dos terrenos agrícolas são geridos por agricultores com menos de 35 anos de idade. Amanhã, dia 5 de Junho, o Parlamento Europeu votará um relatório que tem por objectivo dinamizar e facilitar a entrada dos jovens no sector agro-alimentar.

De acordo com os dados disponíveis, mais de metade dos terrenos agrícolas europeus são explorados por agricultores com mais de 55 anos, um quarto por agricultores com mais de 65 anos e apenas 7,6% por agricultores com menos de 35 anos; no entanto, as explorações mais rentáveis são precisamente as destes últimos, mais receptivos à adopção de opções inovadoras e de práticas agrícolas compatíveis com a ecologia e abertos às exigências do mercado.

O relatório aponta crescentes dificuldades com que os jovens empresários agrícolas se deparam, como os elevados custos de instalação, o elevado nível de endividamento e a falta de explorações disponíveis e de formação específica. Além disso, a política agrícola impõe cada vez mais responsabilidades no que se refere ao ambiente, à saúde e ao bem-estar animal, à segurança alimentar e à preservação da paisagem.
 
Por isso, o documento salienta a necessidade de uma política de apoio aos jovens agricultores e defende que mesmos devem dispor das informações e dos instrumentos de avaliação necessários para avaliar as tendências dos mercados.
 
Pode assistir à sessão plenária em directo, hoje, dia 4 de Junho, a partir das 15h00 (HEC), e amanhã, dia 5 de Junho, a partir das 09h00 (HEC), clicando aqui.