publicado em
30 Janeiro 2008 às 12:56

por Ana Roque

etiquetas
notas

 

Partilhar
 por email
deliciousdel.icio.us
DoMelhor
eucurtiEuCurti

 

Assinar publicação
delicious feed RSS
email diário

 

Energia no PE: em debate o plano da Comissão Europeia até 2020

Hoje, durante a sessão plenária de Bruxelas, o PE debate um relatório da comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, que defende uma redução de 20% do consumo de energia até 2020, através do aumento da eficiência energética. Entre as propostas apresentadas incluem-se a rotulagem actualizada da eficiência energética e os requisitos mínimos aplicáveis aos electrodomésticos.  O relatório apela a uma abordagem global da eficiência energética, que inclua a possibilidade de reduzir a taxa do IVA sobre o factor trabalho ao tratar-se da renovação e da reparação de habitações privadas para melhorar a eficiência energética. Baseado numa proposta da Comissão Europeia, o relatório escrito por Fiona  Hall sublinha a importância da aplicação da legislação existente em matéria de eficiência energética. Nesse sentido, o relatório regista que a aplicação da Directiva 2004/08/CE não foi concluída e acusa um atraso por parte de 22 dos 27 Estados­Membros da UE.
Recorde-se que este debate tem lugar uma semana após a apresentação, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do plano destinado a permitir que a Europa seja “a primeira economia da era do baixo carbono”. O objectivo é uma redução de 20% nas emissões de gases com efeitos de estufa e um aumento de 20% da eficiência energética e da utilização de energias renováveis, até 2020. 
No que se refere ao equipamento eléctrico, o relatório de Fiona Hall apela, entre outras medidas, à aplicação de requisitos mínimos de eficiência energética para aparelhos de ar condicionado e televisores, uma revisão dinâmica da rotulagem, a aposta em lâmpadas energeticamente eficientes e o estabelecimento de calendários para a retirada do mercado de todos os equipamentos e aparelhos menos eficientes do ponto de vista energético. Assista à transmissão da sessão plenária, em directo (dia 30 de Janeiro entre as 15h00 e as 24h00 e dia 31 de Janeiro entre as 09h00 e as 13h00), através desta ligação.

Debate

0 opiniões ↓

Ainda não há opiniões. Inicie o debate submetendo a sua neste formulário.

Comente

Leia os últimos textos publicados